Elementos para a compreensão da estrutura do organismo social de uma escola Waldorf

Texto por Paula Bertoli
Fotografia arquivo Peter Biekarck

Palestra com Peter Biekarck, aconteceu no dia 27/07, na Turmalina

Peter trouxe um pouco do que Rudolf Steiner idealizou para a Escola Associativa. O ponto central do encontro girou em torno da força dos professores que, aliada à força dos pais, transforma o ambiente de aprendizado em uma vivência riquíssima para as crianças. Pais e professores são donos da escola, cada um no seu papel, que é igualmente importante para a criação de um ambiente salutar.

Idealmente, quem deve se envolver na administração da escola, são os professores. A eles deve caber toda e qualquer decisão importante que possa impactar no âmbito pedagógico. Os professores devem se sentir os “donos” da escola. Não donos que visam o lucro, mas donos que visam à saúde deste organismo social. A função dos pais é dar suporte ao corpo docente. Os professores, para isso, precisam ter a segurança financeira necessária garantida pelos pais. Caso contrário, não conseguirão o tempo suficiente para se envolverem fora da sala da aula com as questões administrativas que contribuirão para o ótimo desempenho desta tarefa. Aqui vale ressaltar que a escola pode ter funcionários para executar funções específicas, já que ao corpo docente devem caber as decisões mais estratégicas.

Biekarck fez uma metáfora com o casamento entre um homem e uma mulher. Nesta analogia, a esposa é o colegiado de professores da escola – pois são os que cuidam dos filhos enquanto os maridos vão providenciar o sustento desta família. O marido são todos os pais e mães da escola. Haverá muitos momentos alegres neste matrimônio, mas também muita opinião divergente, muita conversa e uma boa pitada de conflitos. Mas todos os filhos se beneficiam quando percebem o esforço do casal em lograr um matrimônio sereno, amoroso e maduro. Porém, quando todas as possibilidades de negociação estiverem esgotadas e o casal não conseguir resolver uma questão que vem se arrastando há algum tempo, quem deve ter a palavra final é a esposa, ou seja, o corpo docente.

Este é um modelo ideal e que não ganharemos pronto. Temos que trabalhar com o objetivo de alcança-lo. “Estas as são grandes possibilidades de desenvolvimento individual e social que o organismo escolar oferece a quem dele participa”, segundo Biekarck.

O conteúdo da palestra foi embasado no livro: “Os pontos centrais da questão social”, de Rudolf Steiner.


 

Para se aprofundar:

Os Pontos Centrais da Questão Social – por Rudolf Steiner

Trechos extraídos do prefácio e introdução à segunda edição – pág. 17

……Este livro deve cumprir a tarefa, atualmente pouco apreciada, de mostrar que a caotização da nossa vida pública resulta da dependência da vida espiritual-cultural em relação ao Estado e à economia. Cabe-lhe também mostrar que a libertação da vida espiritual-cultural quanto a essa dependência constitui uma das partes de tão premente questão social….

….Para o surgimento das relações humanas modernas, foi necessário afastar o sistema pedagógico e, com isto, toda a vida espiritual- cultural pública dos círculos que os mantinham em seu poder na Idade Média, confiando-os agora ao Estado. A manutenção continuada dessas condições, no entanto, é um grave erro social…

…É sito o que a primeira parte deste livro quer demonstrar. No interior da estrutura estatal, a vida espiritual-cultural cresceu para a liberdade; ela não poderá viver adequadamente nesta liberdade se não lhe for concedida plena autogestão. Pelo caráter que assumiu, a vida espiritual-cultural demanda participar do organismo social como um membro plenamente autônomo. O sistema pedagógico-educacional, berço de toda a vida espiritual e cultural, precisa ser gerido pelos que educam e ensinam. Essa gestão não deve sofrer nenhum tipo de ingerência daquilo que atua no âmbito estatal ou econômico….

…TODO EDUCADOR DEVE DEDICAR AO ENSINO APENAS O TEMPO QUE AINDA LHE PERMITA SER UM ADMINISTRADOR EM SEU CAMPO DE ATUAÇÃO…

…portanto, ele cuidará da administração da mesma forma como cuida da educação e do ensino….

…Ninguém fará prescrições se não estiver, ao mesmo tempo, pessoalmente ativo no ensino e na educação….

…Nenhum parlamento, nenhuma pessoa que no passado talvez tenha ensinado e que não mais o faz, terão aqui voz ativa…

… As experiências diretamente adquiridas em aula fluirão também para a administração.

E é natural(!) que, dentro de uma instituição assim, a objetividade e a eficiência profissional alcancem a maior eficácia possível(!)

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