Todas as atividades acontecem no período da manhã. O maternal recebe crianças de 2 e 3 anos em salas com até 12 alunos. O jardim abriga os pequenos de 4 a 6 anos em turmas com até 20 alunos. O espaço da educação infantil é retirado e protegido por plantações de bambu. Sua atmosfera procura recriar os ambientes de casa, com sala e cozinha.
A principal atividade é o brincar. Os brinquedos são confeccionados com materiais naturais, como madeira, algodão e lã. Tudo para que a criança se sinta protegida e confortável, e sua iniciação na vida escolar transcorra de maneira lenta, gradual e prazerosa. Num jardim Waldorf, seu filho será por uma época, o mais novinho, o caçula do grupo. Depois será o do meio, e finalmente, chegará aquele ano em que ele será um dos “grandes”, como eles falam quando chegam aos 6 anos.

Imitação

As crianças imitam tudo o que está a sua volta, esta é uma característica muito forte nos primeiros sete anos de vida. O professor Waldorf precisa estar muito consciente de sua conduta, para que ela seja digna de ser imitada. Pois sua postura, tanto exterior quanto interior, terá uma influência única na vida dos meninos e meninas ao seu redor.

O ritmo, as festas cristãs e o brincar livre

O ritmo é construído basicamente de atividades de concentração e expansão, acompanhando o ciclo da natureza. Momentos de desenho (concentração), seguidos de brincadeiras na sala (expansão). As histórias contadas pelo professor (concentração) e depois o brincar ao ar livre (expansão). Recitar o verso (concentração) e depois escalar uma árvore (expansão). No dia a dia, as repetições de tarefas e de movimentos estabelecerão os hábitos que trarão segurança. As atividades que acontecem sempre na mesma sequência, respeitando os ritmos, transmitem segurança à criança, possibilitando seu desenvolvimento sadio.

Nas escolas Waldorf, as festas do ano seguem o calendário cristão, e são apresentadas para as crianças como “Épocas”. Delas são extraídos os conteúdos abordados. Páscoa, Pentecostes, Festa da Lanterna, São João, Micael e Natal – são datas muito marcantes e repletas de significado que são vivenciados intensamente no Jardim de Infância.

O brincar livre é visto como o maior e o melhor estimulador para um desenvolvimento que esteja de acordo com as capacidades individuais da criança. Faz parte da natureza infantil querer sempre superar-se, tornando-se cada vez mais capaz no domínio de seu corpo e na interação com o mundo.

Cabe aos educadores criar o ambiente e as condições para o processo autoeducativo da criança no brincar livre. Enquanto supervisionam o brincar livre das crianças, as professoras costuram bonecas, tricotam roupinhas ou brinquedos, preparam o lanche, etc.

Cirandas e dramatizações

É o momento central da manhã, quando a professora reúne as crianças em uma roda e através de movimentos, versos, canções e dramatizações desenvolve o conteúdo de uma Época. Durante, aproximadamente, quatro semanas, as Rodas se repetem diariamente, e por isso as crianças as decoram inteiras.

Contos de fadas e histórias

Os contos de fadas na infância são alimento para as crianças. Eles as ajudam a lidar com dramas existenciais, dramas psicológicos inconscientes, já que resgatam símbolos universais que provém do inconsciente coletivo. O conteúdo psíquico do inconsciente coletivo é o que chamamos de arquétipos. Os arquétipos dão origem às fantasias individuais e às mitologias de todas as épocas. Enquanto diverte, o conto de fadas faz a criança se reconhecer nos personagens, pois fala de coisas que ela mesma faz e sente, favorecendo assim, o desenvolvimento de sua personalidade.

Além disso, a base para a comunicação é estabelecida a partir da linguagem oral. Por meio dos contos de fadas são desenvolvidos o fortalecimento da memória e da capacidade de concentração. O conto representa para a criança um abundante conhecimento de informação do idioma.

Desenho Infantil

Os desenhos aparecem de forma espontânea e revelam o desenvolvimento da consciência da criança e o amadurecimento do seu corpo físico. Nos primeiros sete anos, através de seus desenhos, cada criança faz sua autobiografia.

Aquarela

Para esta atividade é usada uma tinta produzida a partir de pigmentos orgânicos. São utilizadas as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e pelo encontro destas, acontece uma maravilhosa descoberta individual da transformação das cores.

Modelagem

A modelagem surge aos 3 anos e meio. Este processo pode ser realizado em tanque de areia, no barro, no amassar o pão e nas massinhas de cera de abelha. Quando a criança faz a modelagem, ela expressa sua fantasia e criatividade, e desenvolve, de forma lúdica, todos os segmentos de sua coordenação motora, grossa e fina, o tato, as variações de tônus muscular, sensações térmicas, etc.

Música

Olhando para os elementos musicais, encontramos na música pentatônica uma série de qualidades que podemos ver como correspondentes ao estado físico e anímico da criança pequena. A música pentatônica é extremamente confortável e salutar. A voz humana pode através dela expressar-se com fluência e leveza. Inicialmente o contato é a partir da professora (que canta e toca). A partir dos 6 anos a criança entra em contato com o Kântele, instrumento musical da família das liras.