Uma proposta pedagógica que surgiu em 1919 na Alemanha, sendo que a
primeira escola foi criada para filhos de operários da empresa alemã WaldorfAstoria, daí a origem do nome.

A Pedagogia Waldorf tem como base a concepção do desenvolvimento do ser
humano concebida por Rudolf Steiner (1861-1925), filósofo austríaco criador da
Antroposofia (“sabedoria a respeito do homem”), a qual oferece os
fundamentos para as escolas Waldorf do ponto de vista antropológico,
pedagógico, curricular e administrativo.

Sob sua perspectiva, o ser humano é compreendido em seu aspecto físico,
anímico (psicoemocional) e espiritual, de acordo com as características de cada
individualidade e de cada faixa etária, para o qual busca-se um
desenvolvimento sadio do corpo, da alma e do espírito e, consequentemente,
entre o pensar, o sentir e o querer.

As escolas Waldorf estão presentes em todas as partes do mundo e formam
hoje a rede independente de ensino com maior crescimento mundial. São 1.100
escolas e aproximadamente 2.000 jardins de infância em diversos países. Há
atualmente no Brasil 97 escolas Waldorf filiadas à FEWB e mais de 170 em
processo de filiação.

A Pedagogia Waldorf foi apontada pela Unesco como uma pedagogia capaz de
responder aos desafios educacionais, principalmente nas áreas de grandes
diferenças culturais, pois atua no sentido de formar indivíduos livres, criativos e
conscientes da importância da sua atuação no mundo.

Leia mais:

www.antroposofy.com.br
www.sab.org.br
www.federacaoescolaswaldorf.org.br